Lagoa da Prata

Assistência e Serviços

Ao Soar da Sétima Trombeta Virá O Rei Jesus Cristo

Ao Soar da Sétima Trombeta Virá O Rei Jesus Cristo
A Sétima & Ùltima Trombeta do Apocalípse de Jesus Cristo Nosso Eterno Senhor e Salvador

Todo Aquele Que Se Volta Para O Senhor É Justificado

Todo Aquele Que Se Volta Para O Senhor É Justificado
Jesus O Rei do Universo Infinito Yeshua Nosso Eterno Senhor e Salvador Jesus Cristo Amem...

Emerson Silva Comandante da Guarda Municipal


A Guarda Municipal foi criada em Julho de 2008, em Lagoa da Prata, com o primeiro objetivo de proteger os bens, serviços e patrimônios do município 
 

O Comandante da Guarda Civil Municipal, Emerson Silva, se reuniu com o chefe do 7º Departamento de Polícia Civil, Ivan José Lopes, para tratar sobre os últimos procedimentos para armar a guarda. Segundo Silva, os treinamentos devem começar em breve. “A data certa ainda não temos, pois o Doutor Ivan ainda irá à Belo Horizonte para resolver isso”, afirmou.
  Na entrevista a seguir Emerson fala sobre a onda de furtos em Lagoa da Prata e a importância da Guarda Civil estar armada para defender a população. Jornal Cidade: 
Qual a importância da Guarda Civil no sentido de proteger o cidadão de bem?  
Comandante Emerson: Há uma diferença entre roubo e furto. 
E o que está acontecendo em Lagoa da Prata é uma onda de furtos.Furto é quando alguém toma algo que pertence a outra pessoa sem estabelecer contato com ela. E roubo é quando houver contato com a vítima usando violência ou ameaça. Realmente não está fácil, mas a Guarda Civil é uma peça fundamental na área de segurança pública. A Guarda Civil é uma instituição antiga e está em Lagoa da Prata há 8 anos, atuando com o trabalho preventivo, somos a polícia do município. Trabalhamos em conjunto com as polícias Civil e Militar, estamos monitorando esses locais que tem mais incidência de crimes e esperamos brevemente reduzirmos esse número. 
Há uma previsão para que o número de guardas seja aumentado? 
O ideal seria termos um guarda para cada 800 habitantes , mas na situação de hoje é até um número fora da realidade, porém esperamos trabalhar com um número maior para dar esse suporte para Lagoa da Prata. O prefeito firmou um compromisso conosco, onde promete aumentar o número de guardas. Acredito que no próximo ano já teremos um concurso para a guarda. 

Por qual motivo é importante que a Guarda Civil esteja armada?  
A Guarda Civil realmente tem que ser armada e isso, primeiro, por uma questão de segurança. No estado de São Paulo e em todo o Brasil a Guarda Civil já é praticamente toda armada, inclusive com fuzil e submetralhadora, pois não existe bandido para a guarda e bandido para a Polícia Militar, para todos é o mesmo bandido, mas também temos que estar preparados constantemente. A partir do momento em que estivermos armados a população pode ter certeza de que teremos passado por intensos treinamentos na Acadepol (Academia de Polícia), Polícia Federal e preparos psicológicos. É questão de urgência a guarda estar armada. 
Qual o número de veículos que a Guarda Civil de Lagoa da Prata possui? 
Em breve receberemos novas viaturas, que é uma Pálio Weekend toda equipada, que a prefeitura comprou, e dois veículos do Poder Judiciário, que é um Gol e outra Pálio Weelkend. Hoje temos 5 motocicletas e um veículo, mas já temos outros que estamos aguardando apenas a plotagem. 
Como é a atuação da guarda no quesito prevenção? 
Além de fazermos o monitoramento de todas as áreas, também temos como foco estarmos presentes nos horários de entradas e saídas escolares, pois na maioria dos casos é neste momento em que acontecem atropelamentos e o tráfico de drogas. Não temos dúvidas de que quando a guarda já estiver armada e o nosso efetivo aumentar ajudaremos ainda mais a combater e reduzir os assaltos no município. 
Existe algum projeto realizado pela guarda que possa auxiliar o combate às drogas? 
Temos o objetivo de concluir o projeto “Anjos da Guarda”, que é semelhante ao PROERD, mas que ainda não saiu do papel. Quero um projeto bem executado e importante, onde estaremos dentro da escola mesmo e acompanhando de perto os alunos. Queremos ser o braço forte da escola, dos professores, coordenadores e dos pais. 

A questão da segurança pública é algo que vem deixando as pessoas preocupadas em Lagoa da Prata. O que tem sido feito para que a população possa se tranquilizar? 
Estudamos segurança pública todos os dias, somos polícia 24 horas, pois até em um momento de lazer somos cobrados. Então, não desanimem e confiem em nosso trabalho. 
Denuncie, ligue no 153 ou no 3261-4050 e nos ajudem a evitar o crime. Não é necessário se identificar. O Comando da Guarda , os delegados, o Comando da Polícia Militar estão conversando e daremos uma boa resposta para a população e vamos diminuir esses furtos.



Fonte: Jornal Cidade de Lagoa da Prata

Nenhum comentário: